28 de out de 2008

Um pouco de cultura

Postado por Abutre

Durante toda a evolução da raça humana, temos tentado explicar as coisas que não conhecemos, e na maioria das vezes criamos mitos e medos sobre o obscuro.

Uma das principais coisas que ainda movem cientistas é o estudo dos sonhos.
Se fosse tentar explicar pela religião, cada um teria a sua teoria, pois religião não se baseia em nada, apenas na crença.



Mas se existe uma língua que o mundo inteiro fala, ela se chama psicologia.
O pioneiro nessa tentativa de desvendar os sonhos foi um amigão meu chamado Freud (a obra que mais retrata os sonhos se chama “Interpretação de Sonhos”), também conhecido por "pai da psicanálise".

Vive na cozinha lá de casa

Ele defendia que às vezes sentimos emoções muito fortes que não conseguimos suportar e não podem ser expulsas da cabeça, o que faz com que essas emoções saiam do consciente para o inconsciente. Resumindo, o nosso cérebro tenta nos enganar escondendo nossos desejos e medos ocultos por meio de simbologias nos absurdos da narrativa do sonho.

Até eu sei disso né amigão !!

Quem já estudou um pouco de psicologia deve ter ouvido falar num amiguinho de Freud chamado Jung (vulgo Carl Gustav Jung). 

Toda a galere reunida

Ele escreveu várias outras obras sobre o inconsciente e como lidar com ele. A propósito, Jung era muito ligado ao espiritismo (procurem por um livre dele que se chama “ 7 sermões aos mortos”). Mesmo assim ele era um excelente estudioso e escritor, e como as amizades influenciam muito, ele começou a estudar o inconsciente dos sonhos. E acabou descobrindo que os sonhos poderiam ser uma ferramenta da nossa cabeça que busca o equilíbrio interno. Segundo Jung, os sonhos seriam forças naturais que auxiliam o ser humano no processo de individualização. Jung também lançou aquela velha teoria que todo homem tem seu “lado feminino” e a mulher o seu “lado masculino”, Em outras palavras segundo ele, anima seria a força feminina na psique dos homens, e o animus a força masculina na psique das mulheres, entre outras forças que regem os sonhos.

Mas eu não escrevi este post para resumir as obras de psicologia, apenas tentei explicar um pouco sobre nossos sonhos, e dar uma “palhinha” sobre psicologia.
Se ficaram curiosos vão comprar um livro no sebo!! É muito barato!!
 Já fiz minha parte!!


Um comentário:

Marianna disse...

Cês tão sabendo mais de psicologia do que eu... haha =]