2 de fev de 2009

Porque não futebol americano?

Postado por Abutre

Nunca tinha parado para ver um jogo de futebol americano, pois as regras me pareciam muito confusas, mas ontem eu e costela estávamos vendo osuperbowl pela ESPN, e acabei percebendo que futebol americano é muito bacana (com exceção dos comentaristas).
No começo eu estava boiando mais que bosta no Arrudas, mas logo começei a entender as regras básicas. Algumas regras ainda são complexas para mim, mas consigo entender o jogo.
Não posso dizer que já tenho um time para torcer, pois ainda não conheço todos, ou pelo menos os principais, mas já estou gostando do Steelers, não só porque eles ganharam este superbowl, mas eles mereceram, jogaram muito bem, muita técnica e raça.

Nem precisa comentar

Para matar a curiosidade dos remelentos, esta é a tabela dos campeões até aqui.
Pittsburgh Steelers - Sete
Dallas Cowboys - Cinco
San Francisco 49ers - Cinco
Green Bay Packers - Três
New England Patriots - Três
Oakland/Los Angeles Raiders - Três
Washington Redskins - Três
New York Giants - Três
Miami Dolphins - Dois
Denver BroncosDois
Indianapolis/Baltimore Colts - Dois
Chicago Bears - Um
New York Jets - Um
Kansas City Chiefs - Um
St. Louis Rams - Um
Baltimore Ravens - Um
Tampa Bay Buccaneers - Um

Lógico que não ia deixar vocês na curiosidade, então vou tentar esclarecer as regras basicas que vi na wikipédia.

Regras básicas

O jogo é muito tático e estratégico. Com 22 jogadores dentro de campo ao mesmo tempo (11 por equipe), cada um com uma tarefa atribuída para a jogada seguinte.O objetivo do jogo é somar mais pontos. A principal jogada é entrar na área ao fundo do campo adversário (endzone)com a posse da bola (Touchdown), ganhando 6 pontos e direito a chute livre a gol por mais 1 ponto extra, ou mesmo 2 pontos extras, se os jogadores tentarem, ao inves de um chute livre ao gol, um passe ou uma corrida.
O jogo tem a duração de 60 minutos, e é dividido em duas metades separadas por um intervalo. Cada metade consiste de dois quartos com a duração de 15 minutos.

Um Chute inicial(kickoff, em inglês) é uma jogada especial usada para iniciar cada meio jogo, e também para reiniciar o jogo depois de cada Field goal ou uma tentativa de conversão depois de um touchdown. Um jogo consiste de muitas jogadas individuais. A vasta maioria dessas jogadas são escaramuças. Cada jogada de escaramuça (scrimmage) é um de uma série de downs atribuída à equipe que detém a posse da bola. Cada down é uma jogada de scrimmage. Antes de cada jogada de scrimmage, as duas equipas alinham-se em lados opostos de uma linha de scrimmage, que é determinada pelo ponto onde a bola ficou na jogada anterior. Esse ponto é, na maioria dos casos, a linha de jarda onde a bola parou na jogada anterior adicionado ou subtraído de jardas de penalidade que possam haver. Um down, ou jogada de scrimmage, começa com um snap e termina quando a bola fica morta por qualquer razão. Um snap é uma entrega entre as pernas do central ao quarterback. Se uma equipa utilizar todos os seus quatro downs sem ganhar o número de jardas necessárias para obter um primeiro down (são 10, inicialmente) a posse de bola é transferida para a outra equipe.

Penalidades contra o ataque


Saída falsa (5 jardas) - quando um lineman se move antes do snap de uma maneira que simula o início da jogada
Movimento ilegal (5 jardas) - quando mais do que um back está em movimento no momento do snap
Deslocamento ilegal (5 jardas) - quando a linha não está parada antes do snap
Formação ilegal (5 jardas) - quando há menos de 7 jogadores na linha de scrimmage
Atraso no jogo (5 jardas) - quando se deixa passar o máximo do tempo entre cada jogada (que são 40 segundos a partir do término da jogada anterior) antes do snap
Recebedor não elegível avançado (5 jardas) - quando um lineman está à frente da zona neutra antes de um passe em frente
Passe em frente ilegal (5 jardas e perda de down) - quando o passe é feito para lá da zona neutra, ou ao segundo passe em frente na mesma jogada
Segurada(holding) (10 jardas) - quando há um uso ilegal das mãos ou braços no bloqueio
Interferência no passe ofensivo (10 jardas) - quando um jogador interfere com um defensor que tenta receber um passe
Grounding intencional (10 jardas e perda de down) - quando o quarterback atira intencionalmente a bola ao chão ou para qualquer lugar para evitar sofrer um "sack"
Clipping (15 jardas) - quando há um bloqueio ilegal, por detrás, abaixo da cintura
Bloqueio ilegal (15 jardas) - geralmente um "bloqueio de partir a espinha".

Penalidades contra a defesa

Fora de jogo (offside) (5 jardas) - Quando é feito contacto com um lineman ofensivo antes do snap, ou quando um defesa se encontra na zona neutra aquando do snap. O ataque pode decidir declinar a penalidade e ficar com as jardas ganhas na jogada.
Corrida para o rematador (5 jardas) - quando um defesa corre para o rematador durante um pontapé de escaramuça.
Interferência no passe - após 5 jardas a frente do começo da jogada, não é permitido contato entre os recebedores os seus marcadores. Na NFL, um primeiro down automático e a bola é movida para a frente até ao local da interferência -- uma penalidade devastadora se a jogada for um passe longo. No futebol universitário e escolar, 15 jardas e um primeiro down automático.
Formação de pilha (15 jardas)
Agressão ao rematador (15 jardas) - quando o rematador é empurrado depois de ter pontapeado a bola
Agressão ao passador (roughing the passer) (15 jardas) - quando o quarterback é empurrado depois de fazer um passe em frente
Penalidades contra qualquer equipe
Demasiados jogadores em campo (5 jardas)
Agarrar a máscara facial (15 jardas) - se for intencional, 15 jardas (Desde 2008 todas as faltas por agarrar a máscara são consideradas faltas de 15 jardas). Um simples toque na máscara facial do adversário, sem a agarrar, não é ilegal.
Conduta Anti-Desportiva: Quando um jogador faz algo que não e permitido ou uma Falta por causa da zoação do jogador penalidade de 15 jardas.
Sei que é muita regra e que aparenta ser complicado, mas é tão bacana quanto complicado.

Confiram também o blog do ESPN


Adendo do Costela

Achei na net uma imagem com todas as logos do Super Bowl até 2006.
Dá so uma olhada.

Clique para ampliar

Um comentário:

Guilherme Sidarta disse...

Se não me engano os Steelers só tem seis só.