28 de jul de 2009

As 10 heurísticas de Nielsen

Postado por Costela

Você sabem o que é heurística? Há 5 minutos atrás eu também não sabia, e continuo achando que não sei.
Fiz uma pesquisa rápida e parece que isso são leis, para tornar algo mais simples e objetivo.

Vi em um blog, as 10 Heurísticas de Nielsen, e achei o texto muito interessante. Daí resolvi compartilhá-lo com vocês.

1. Feedback
- O sistema deve informar continuamente ao usuário sobre o que ele está fazendo
- 10 segundos é o limite para manter a atenção do usuário focalizada no diálogo

2. Falar a linguagem do usuário
- A terminologia deve ser baseada na linguagem do usuário e não orientada ao sistema
- As informações devem ser organizadas conforme o modelo mental do usuário

3. Saídas Claramente Demarcadas
- O usuário controla o sistema, ele pode, a qualquer momento, abortar uma tarefa, ou desfazer uma operação e retornar ao estado anterior

4. Consistência
- Um mesmo comando ou ação deve ter sempre o mesmo efeito
- A mesma operação deve ser apresentada na mesma localização e deve ser formatada/apresentada da mesma maneira para facilitar o reconhecimento

5. Prevenir Erros
- Evitar situações de erro
- Conhecer as situações que mais provocam erros e modificar a interface para que estes erros não ocorram

6. Minimizar a sobrecarga de memória do usuário
- O sistema deve mostrar os elementos de diálogo e permitir que o usuário faça suas escolhas, sem a necessidade de lembrar um comando específico.

7. Atalhos
- Para usuários experientes executarem as operações mais rapidamente
- Abreviações, teclas de função, duplo clique no mouse, função de volta em sistemas hipertexto
- Atalhos também servem para recuperar informações que estão numa profundidade na árvore navegacional a partir da interface principal.

8. Diálogos simples e naturais
- Deve-se apresentar exatamente a informação que o usuário precisa no momento, nem mais nem menos
- A seqüência da interação e o acesso aos objetos e operações devem ser compatíveis com o modo pelo qual o usuário realiza suas tarefas

9. Boas mensagens de erro
- Linguagem clara e sem códigos
- Devem ajudar o usuário a entender e resolver o problema
- Não devem culpar ou intimidar o usuário

10. Ajuda e documentação
- O ideal é que um software seja tão fácil de usar (intuitivo) que não necessite de ajuda ou documentação
- Se for necessária a ajuda deve estar facilmente acessível on-line

Pode parecer banal, mas da próxima vez que você for fazer algum projeto, tente usar essas 10 leis. Tenho certeza que elas irão te ajudar.

Nenhum comentário: