30 de ago de 2009

Cultura (In)útil

Postado por Zoi de Tandera

Eu discordo que exista cultura útil e inútil. Seria inútil se ocupasse lugar útil em nossa memória, mas aparentemente nosso cérebro tem um poder de armazenamento "infinito".

Edit do Zoi de Tandera

Só depois que eu postei que caiu minha ficha: esse post fala muito sobre imagens, como estátuas e bandeiras, e não tem imagem nenhuma! Peço desculpas pelo vacilo com imagens. Retirei as mesmas da Wikipédia.

Fim do edit do Zoi de Tandera

Você sabia que...

"Jolly Roger" é o nome dado às típicas bandeiras que identificavam os navios piratas, mais concretamente as bandeiras com fundo preto com um crânio e dois ossos cruzados? Este padrão podia variar, incluindo crânios e espadas (como a de John "Calico Jack" Rackham), um esqueleto vermelho (como a de Edward "Ned" Low), ou ainda, a imagem do Diabo fincando um coração (como a de Edward "Barba Negra" Teach). Contudo, as bandeiras negras não eram tão temidas quanto as bandeiras de fundo vermelho, pois isso significava que não existiria piedade e misericórdia na batalha.


Bandeira de John "Calico Jack" Rackham



Bandeira de Edward "Barba Negra" Teach



Bandeira de Edward "Ned" Low

A posição de um cavalo numa estátua montada diz como seu cavaleiro morreu? Se o cavalo estiver com as duas patas da frente no ar, significa que seu cavaleiro morreu em batalha; se somente uma pata estiver fora do chão, significa que o cavaleiro morreu devido aos ferimentos recebidos na batalha; e se o cavalo estiver com as quatro patas no chão, significa que o cavaleiro morreu por outras causas, como morte natural, por exemplo.

Obs.: não achei NENHUMA estátua eqüestre em que a observação acima fosse aplicável. NENHUMA MESMO, e olha que eu procurei muito. Fica então como curiosidade que o povo conta por aí.


O mais antigo dispositivo de gravação de sons já descoberto não é o fonógrafo de Thomas Edison, mas sim uma invenção semelhante, de autoria de Edouard-Leon Scott de Martinville? De funcionamento relativamente simples, foi neste instrumento que gravaram o mais antigo registro de voz humana, uma gravação de 10 segundos onde uma fantasmagórica voz feminina canta a música "Au Claire de la Lune". Infelizmente, o criador deste instrumento não pode ouvir sua criação, pois seu aparelho só permitia gravações. Esta gravação pode ser ouvida aqui.



O criador e criatura: Édouard-Léon Scott de Martinville e seu instrumento de gravações.

A música "Gloomy Sunday" (do húngaro"Szomorú Vasárnap", em português "Domingo Lúgubre") escrita e composta por Rezsõ Seress é também conhecida por "Canção Húngara do Suicídio"? Segundo histórias da época em que foi lançada, se um amante desesperado de paixão a ouvisse, instintivamente tomava uma atitude suicida, como pular de uma janela? Inclusive, sua reprodução foi banida da programação de diversas rádios, e sua letra foi, algumas vezes, modificada para amenizar o teor trágico da canção.


Rezsõ Seress

O grande guitarrista de blues norte-americano Robert Johnson, segundo a lenda, ganhou suas habilidades no instrumento depois de um pacto com o Diabo? Segundo a lenda, Johnson, ainda jovem, levou seu violão na encruzilhada das estradas 61 e 49 em Clarksdale, Mississipi, a Meia-noite. Lá, um homem alto, em troca de sua alma, afinou seu violão e quando o devolveu a Johnson, ele já era um exímio guitarrista. Esta lenda foi difundida principalmente por Eddie James "Son" House, Jr., parceiro de Robert Johnson.


Robert Johnson

Taí, um pouquinho de cultura (in)útil pra animar seu Domingão.

Um comentário:

Juneka disse...

Nossa, muito bom esse post!

E a música Gloomy Sunday na voz de Diamanda Galas fica maravilhosa.
Amo essa música *-*

Abraços!