8 de nov de 2009

Compiladão de Jogos - Castelos x Catapultas

Postado por Zoi de Tandera

Era Medieval. Era comum nesta época os senhores feudais construírem prédios fortificados para proteger a si mesmo, outros nobres e os trabalhadores de suas terras. Durante um ataque, se o exército da casa estivesse levando um pau, era só fugir pra essa construção e tá tudo resolvido: ainda não tinha sido criada nenhuma espada ou maça que furasse as paredes de pedra nem nenhuma flecha ou lança que voasse por cima das muralhas com precisão suficiente para acertar alguém lá dentro.
Depois que inventaram as "armas de cerco", como as catapultas, os trabucos (também chamados de trebuchets) e os aríetes, aí foi festa no arraial. Mesmo depois da invenção da pólvora, esse tipo de máquina continuou a ser usada por um tempo considerável, tamanha era sua eficácia e precisão.
Normalmente eram utilizadas pedras como projéteis, com massa variando entre 300 e 1500 Kg. Porém existem registros de que outros materiais foram utilizados, como bolas de ferro maciço e corpos de pessoas e animais infectados para contaminar as cidades sitiadas. Também existem lendas de que, quando era mandado um corajoso e destemido (pra não falar estúpido) negociador de dentro de uma cidade para debater os termos da rendição com os exércitos que a cercavam, e este não era bem-sucedido, ele era "devolvido" pra dentro da cidade por meio do trebuchet. Com esse gesto nem precisavam dizer que os termos não foram aceitos. E sem dúvida a aterrissagem do negociador não era nada bonita de se ver.

Preparei uma lista de jogos onde o objetivo é arregaçar castelos com essas máquinas incríveis.

1. Castle Clout
Jogo simples de destruir castelos. Um pouco antigo, mas mesmo assim divertido.

2. Castle Clout 2 - Return Of The King
Versão dois do jogo acima. Com mais tipos de projéteis e castelos. Tem a vantagem de não ter que voltar à 1ª fase quando dá Game Over.

3. Catle Smasher
Jogo antigo, feito no estilo PixelArt. Simples e Divertido.

4. Crush the Castle
Jogo muito doido, com física, gráficos e sons bem realistas. Não vai perder seu tempo.

5. Crush The Castle - Players Pack

Depois que você zera o jogo acima, você ganha acesso a um "sandbox mode" onde você pode construir e testar seus própios castelos. Então, os criadores decidiram criar uma versão só com os castelos criados pelos jogadores. Na minha opinião, ficou melhor.

6. Siege Master

Do mesmo criador da série Castle Clout, Siege Master é, pra mim, o melhor jogo desta lista. Disponibiliza vários projéteis e armas de cerco diferentes.

Peço desculpas pela total ausência de imagens nesse post. Não consegui colocar imagens por causa de um defeito muito louco aí, talvez uma birra entre o Blogger e o Imageshack.

Nenhum comentário: