27 de nov de 2009

Vós que ireis fazer prova no final do ano, nós os saudamos

Postado por Zoi de Tandera





Cada vez mais o Vestibular se aproxima de nós. Pra alguns ainda dá tempo de estudar, como o ENEM, já outros estão perigosamente próximos, como a UFMG.
Eu considero as provas pro vestibular desesperadoras e desumanas. É sacanagem você ralar 6, 7 meses direto, sacrificando festas e finais de semana para estudar, quase ficar louco com tanta informação e ter que praticamente decorar em tempo recorde tudo o que foi aprendido em quase 20 anos de estudos. E o pior é ter isso tudo posto em prova em um momento do "tudo ou nada", onde uma caneta falhando, uma letra errada no gabarito ou uma identidade esquecida jogam todo este esforço no lixo.
Infelizmente, se você quiser ser "alguém" na vida, não tem outro jeito. Parafraseando um chegado meu: "Se o barato já tá louco pra quem tem diploma, imagina pra quem não tem?"

Se o vestibular é um mal necessário, é melhor fazer direito pra não ter que fazer duas vezes. Aqui vão algumas dicas para os pobres e massacrados vestibulandos:

- É uma dica desgastada pelo uso, mas é verdadeira: a calma é essencial na prova. Você pode saber tudo de tudo, mas se ficar nervoso tem grandes chances de esquecer tudo na hora do vâmo vê. Se sentir que está próximo de perder o controle na hora da prova, pare e relaxe, mesmo porquê, uma crise de pânico no momento da prova é Game Over.

- Levar água é bom. Deixe sua garrafinha congelando na noite anterior á prova, assim você terá água gelada. Cuidado com a garrafa: algumas faculdades não aceitam que o candidato leve a água em recipientes com rótulos ou que não sejam totalmente transparentes. E tome cuidado pra não molhar a prova, ano passado fiz isso e quase rodei.

- Levar comida também é bom, dá calma na hora. Acredito que deve ser algo do lado "primitivo animalesco troglodita das cavernas adormecido" do ser humano, que acredita que comida = segurança: se a pança tá cheia, tá tudo bem agora. Mais uma vez, cuidado pra não manchar a prova.

- Vá ao banheiro antes da prova. Vontade de mijar ou caganeira na hora da prova atrapalha. Muito.

- Levar dois lápis e duas canetas também é uma ótima idéia.

- Se você não passar, fica frio: ano que vem tem de novo.

- Se apesar de tudo você não passar naquela faculdade super-hiper-mega-plus-advanced-x concorrida e prestigiada, na qual você vem tentando passar há anos, talvez seja a hora de parar e refletir: será mesmo que devo tentar de novo? Será que não devo expandir meus horizontes pra outras faculdades? Pense bem.

Vou terminado por aqui meu post, com votos de sucesso para todos os vestibulandos do meu Brasil Veronil. E inspirado no fato do vestibular já estar perigosamente perto, vou encerrar com um som, atenção no refrão:


"It's the final countdown!!!!"

Nenhum comentário: