2 de jul de 2010

TinEye - O mecanismo de pesquisa reversa de imagens

Postado por Zoi de Tandera


E aí, tenho certeza que você já passou por uma situação assim: você tinha uma imagem foda, que serviria perfeitinha no seu site/tese de mestrado/álbum do Orkut, mas ela apresenta problemas, como montagens, marcas d'água, tamanho reduzido ou por não saber a fonte? O TinEye pode te ajudar.

Normalmente, pesquisamos imagens pelo Google Images. Digitamos um termo, e o site nos direciona às imagens em sites que contenham esse termo. Se analisarmos friamente, é uma forma burra de se pesquisar. O TinEye realiza a chamada "pesquisa reversa": ele analisa a imagem e então pesquisa as ocorrências semelhantes desta na Internet.

Um exemplo prático:

Não faço a menor idéia de quem é esse tiozinho, mas essa foto me faz rir. Se você for ele, por favor, não me processe.


No site do TinEye, a imagem é "uploadada" como no ImageShack, por meio de um arquivo salvo na memória do computador ou pela URL. Vou quebrar o galho de vocês:

http://img204.imageshack.us/img204/8547/derpl.jpg

Depois, é só clicar em Search e ver a mágica acontecer. Pode-se perceber que foram encontradas imagens exatamente iguais, sem o "derp" sem os olhos virados e ainda, maiores, menores e em proporções diferentes desta. E o interessante é que o site gera um link para o resultado, para que possa ser compartilhado (este resultado expira em 72 horas). Essa ferramenta, sem dúvida, veio pra revolucionar a pesquisa de imagens na Internet.

Link aqui, ou melhor ainda, clique aqui para baixar o Add-on para Firefox. Com este aprimoramento, é só clicar com o botão direito em cima de qualquer imagem em um site para que se abra uma aba com a opção "Pesquisar imagem pelo TinEye".


Nenhum comentário: