27 de dez de 2010

Absurdo de Fim de Ano

Postado por Zoi de Tandera


Interditar ruas e impedir pessoas de passar é uma prática recomendada em caso de catástrofes: diminuir a aglomeração ajuda no acesso das forças de segurança e salvamento, e mandar civis destreinados para o centro do caos só vai transformar curiosos em mais vítimas.

Ou então, interditar ruas para obras públicas é uma prática aceita. Gera transtornos à curto e médio prazo, mas depois de um tempo, a população vê as vantagens e esqueçe os transtornos que passou, tendo em vista os benefícios da nova obra.

Mas, em que país estamos? No Brasil, lógico! E adivinha o que causa a interdição de uma via pública e faz com que pessoas sejam impedidas de ir para suas casas? Segundo o vídeo abaixo, o inacreditável: um show do Roberto Carlos.



O trânsito engarrafar, tudo bem, é quase inevitável. Eu moro em Belo Horizonte, e em dia de clássico (jogo do América-MG vs. Cruzeiro) o trânsito fica uma bosta. É inevitável. Ou em dia de micareta, também. Mas aí a galera já sa para os compromissos com antecedência, se programam levando em conta os atrasos, mas mesmo devagar, o trânsito flui.

Mas agora, impedir de pessoas de voltarem à prórpia casa? Por causa de uma merda de um show? Bloquear ruas? Isso já é demais! Mas eu conheço um manolo que tem a resposta pra um problema como esse.


Mohandas Karamchand Gandhi
Porbandar, 2 de outubro de 1869 — Nova Déli, 30 de janeiro de 1948


Desobediência civil. Simples assim. Combinar de todo mundo furar o bloqueio. Vai levar geral presa? Demorou, mas vai ter que chamar mil camburões pra levar essa gente toda.

Tenho certeza que depois dessa o governo perdeu credibilidade e aprovação, e que o "rei" (peraí? Rei do que?) perdeu muitos fãs. E daí, nunca gostei da música dele...

Um comentário:

Leandro disse...

eu penso que qualquer ato que envolva muito público e haja necessidade de bloqueio seja válida, mesmo que seja um show...

porém, nao pode fazer um bloqueio rigido desses, do qual os proprios moradores não podem passar...

Se fosse bem organizado, acredito uqe esses bloqueios evitem acidentes e aglomeração indevida de carros próximo do show.