22 de fev de 2011

Por que a Sega morreu?

Postado por Abutre

Antes que me joguem pedra, a SEGA não morreu, existem ainda alguns desenvolvedores de jogos para todos os consoles, mas não fazem mais consoles. O que é uma pena pois eu ainda acho uma das melhores eras do vídeo-game a gerra entre Nintendo e Sega nos anos 80 e 90.



Até hoje eu me pergunto porquê não deu certo.
O primeiro mito que ronda é que os consoles eram inferiores e menos divertidos. Apesar de ser muito suspeito eu dizer isso, pois sou seguista a até a morte, (ao contrário do Costela, Nintendista maldito) a SEGA fazia excelentes consoles, mas cometiam um grave pecado, faltava análise de mercado. Faziam grandes e caras máquinas e lançavam com preço alto e sem saber o que suas concorrentes estavam fazendo por traz da cortina. Essa foi a punhalada fatal nas costas da SEGA, mas logo chegamos lá. Posso dizer também que a SEGA sempre foi visionária e fazia lançamentos acima do seu tempo. Vide o Saturno e Sega CD, precursores em games em CD ou até mesmo o Dreamcast com seu modem de fábrica ou o Phantasy Star Online. O primeiro Game online para console. Mas novamente, não adianta ter tecnologia se não tiver análise de mercado. Já enquanto aos games da SEGA podemos dizer o mesmo, seus desenvolvedores sempre tiveram um olhar mais maduro sobre os jogadores, sempre fazendo jogos com mais violência e temas adultos. O que só foi acontecer uma década depois, pois hoje é normal dizer que tem 30 anos e joga video-game, mas há 10 anos atrás você era taxado como vacilão que mora com a mãe e vai morrer virgem (o que não impede de ser verdade). Duvida ? Basta conferir as melhores franquias SEGA e NINTENDO


SEGA

Sonic The Hedgehog
Streets of Rage
Daytona USA
Sega Rally
Panzer Dragoon
Virtua Tennis
Virtua Cop
Vanquish
Bayonetta
Valkyria Chronicles
ShenMue
The House of The Dead
Golden Axe
Super Monkey Ball
Altered Beast
Resonance of Fate

NINTENDO

Pokémon
Mario
Donkey Kong
Zelda
Metroid
Star Fox

(podem lembrar mais nos comentários)

Ou você pode também comparar o público alvo da publicidade dos games.






Durante muito tempo a SEGA dominava a maior parte do mercado e quase desmantelou a Nintendo se não fosse pela SONY. Muita gente não sabe, mas depois do lançamento do SEGA CD a desesperada Nintendo estava fazendo uma parceria com a SONY para fazer um console que acoplasse ao S-NES para aceitar games por CD, com o curioso nome “PlayStation”.



Depois de algumas controvérsias com a Nintendo, a SONY que só queria uma porcentagem sobre as vendas (nada mais justo) pulou fora e não viu outra alternativa a não ser entrar nessa luta sozinha lancando o PlayStation em 1994 totalmente independente. Foi neste ponto que começou a desgraça da SEGA. A SONY acabara de lançar um console tão possante como seu querido Saturn porém com uma vantagem, análise de mercado em cima dos próprios negócios da SEGA. A Sony agora não só sabia o que a moçada queria mas também melhorou muitos fatores no desenvolvimento dos games, que eram muito mais fácil de lidar que o engessado Saturn.
Falando em engessado até a SEGA reconheceu muito defeitos no Saturn, mas já era tarde demais, a Sony já engolia o mercado com a sua novidade. Mas a persistente SEGA nunca desiste e lança o Dreamcast, consertando todos os defeitos de engenharia do Saturn, menos um, a falta de análise novamente. O Dreamcast era a bola da vez, ninguém nunca tinha vivenciado gráficos tão realistas até o momento, e assim estourava no mercado mesmo custando absurdos 200 dólares (absurdo para a época, para quem não se lembra chegava a custar 600 reais aqui no Brasil quando o salário minimo rondava 200 reais). Sua preponderância não durou um ano, logo a Sony lançou o PlayStation 2 com uma coisinha a mais, o DVD. Agora além de jogar jogos como o do Dreamcast você ainda pode ver filmes. Além disso os consumidores eram abordados em qualquer loja de eletrodomésticos, pois não era classificado apenas como um game, mas um DVD player. Este foi o fim, o último suspiro da SEGA com consoles que se arrastou por mais alguns anos.Se você tiver um inglês afiado pode conferir a história do Dreamcast nos links abaixo.

- A história do Dreamcast Parte 1
- A história do Dreamcast Parte 2

Sei que puxei uma sardinha gigante para a SEGA, mas foi inevitável. Mas fiquem a vontade para discordar nos comentários, pode ser que eu considere no post.

6 comentários:

Anônimo disse...

Você está se iludindo, meu filho. Nintendo desesperada?! LOLOLOLOL
Gamecube, o console de menos sucesso da nintendo vendeu mais que master system, saturn, dc ou game gear. Dc à frente de seu tempo? LOLOLOL Fanboys tratam ele com carinho especial porque foi o último console da SEGA.A única coisa boa dele era o vgabox e a VRAM. DE resto, ele apanha feio de GC, XBOX e Ps2. Na minha humilde opinião apanha até do Psp. Ah, e a SEGA produziu Fantasy Zone e Shinobi pro Nes. É óbvio que ela não entende porra nenhuma de negócios. COMO EM SÃ CONSCIÊNCIA ELA PRODUZ GAMES PARA O NES EM PLENA CONCORRÊNCIA?? Resumo: a SEGA pediu para "falir" e virar uma subprodutora de games para urinar.Acho mais provável a Namco lançar um novo vg do que a Sega.

Anônimo disse...

DC LOLOLOLOLOLOLOOL

Katsuriro disse...

Outras Franquias da Nintendo:

Fire Emblem
Punch Out
Kirby
Sin and Punishment
Kid Icarus
Animal crossing
Super Smash Bros.
F-Zero

Sem contar os spin-off do Mario como o Mario Kart, Mario RPG, dentre outros.

Katsuriro disse...

Alias vc se esqueceu de citar 2 franquias consagradas da SEGA:

Alex Kids
Shinobi

Matéria muito da incompleta e cheia de achismo....

Cristiano disse...

Sério, sempre pensei que o DC fosse um dos melhores consoles que tinha conhecido! Não sou muito conhecedor dos Games e consoles mas sem dúvida de o DC vai deixar para história e a SEGA não vai ficar assim. Existe um rumor que ela está trabalhando em um novo console e vai ser muito superior!

Cristiano disse...

Sério, sempre pensei que o Dc fosse um dos melhores consoles que eu conheci. Não tenho muito conhecimentos de games ou consoles, mas tenho certeza que o DC foi um dos melhores. Além do mais surgiu um rumor esse ano de que a SEGA não vai parar e está projetando um novo console que vai surpreender todos, sera melhor do que vcs imaginam, com uma tecnologia muito superior. Pode até ser mito mas, quem sabe!! seria muito bom!