3 de mai de 2011

Bear Grylls who?

Postado por Zoi de Tandera


Eu até que curto o programa "Man vs. Nature" (no Brasil, chamado de "À Prova de Tudo") apresentado por Bear Grylls. A única coisa esquisita é que pra ele tudo é pretexto pra beber a própria urina:

"A água acabou e o sol tá forte! Melhor beber meu mijo!"
"A noite já tá caíndo! Melhor beber meu mijo!"
"Consegui acender uma fogueira! Mwlhor beber meu mijo!"
"Amanhã tenho aula! Melhor beber meu mijo!"
"Esqueci minhas chaves dentro do carro! Melhor beber meu mijo!"
"Se a vida te der limões... Melhor beber meu mijo!"
"Que vontade de mijar... BOM PRA MIM!"

Mas tem uma coisa no programa que eu acho roubada: pra fazer fogo, ele usa uma ferramenta chamada pederneira, que se trata de um bastonete de Sílex que, quando atritada com metais (em especial peças de Ferro, como uma faca) gera faíscas que queimam em incríveis 3000ºC, tornando a tarefa de fazer fogo um tanto quanto "roubada".


Tipo usar cheat no jogo da sobrevivência

Mas esses caras aqui sim tem a manha de fazer fogo, que faria inveja à qualquer MacGyver da vida:


1 - Pistão de fogo:
Como o nome indica, é um pistão, que acende pequenas quantidades de material combustível (como carvão). Quando o pistão é rapidamente pressionado no canudo ocorre um processo chamado adiabático, onde, basicamente, o ar dentro dele é pressionado, e a energia mecânica é subitamente transformada em energia térmica, o suficiente para acender o material comustível para servir de ignição de uma fogueira. Apesar de usar conceitos científicos complexos, o pistão de fogo é uma forma ancestral de fazer fogo.


2 - Palha e aço e uma fonte elétrica
A palha de aço é composta por inúmeros fios de aço (jura?) de baixíssima espessura. Quando uma corrente elétrica passa por algum deles, a resistência é tão alta que ele se rompe em chamas. Uma ótima forma de se fazer fogo.


3 - Cera de ouvido e um isqueiro descarregado
Do que são feitas as velas? Cera! Então, se você recolher um bocado das suas orelhas sujas e nojentas (seu porco) e acender com as faíscas do isqueiro, dá pra fazer uma brasa pra começar uma fogueira
Obs.: não é recomendado enfiar nada no canal auditivo, pode causar surdez!


4 - Atrito
Método de fazer fogo que se tornou clássica pelo cinema, consiste em mover em alta velocidade um objeto composto de ou em contato com materiais combustíveis, aonde a energia cinética se tornará energia térmica graças ao atrito, que acenderá este material.


5 - Camisinha e água
Essa pra mim é a mais MacGyver de todas. O cara encheu uma camisinha de água, que tomou um formato parecido com uma lente convexa. Graças à refração da luz em meios translúcidos, é possível fazer com que os raios de luz se concentrem em um único ponto, que se aquecerá o suficiente para entrar em ignição.

Nenhum comentário: