29 de ago de 2010

Imortalidade Virtual

Postado por Zoi de Tandera




Um dia iremos todos morrer. Essa é uma das certezas da vida, juntamente com o fato que teremos algum dia que trabalhar pra pagar impostos. Mas e o que ficará pra trás?

Deixaremos alguns bens, que se deteriorarão com o tempo. Também deixaremos entes queridos, que morrerrão. Mas temos uma coisa a mais que deixaremos pra trás, que outras gerações não deixaram: a Imortalidade Virtual.

As pessoas do nosso tempo se tornaram suas próprias biógrafas. E de certo modo, isso é assustador.

Pense em tudo que você já postou na grande rede. Muitas histórias da sua vida, muitos fatos tristes e alegres estão aqui. E aqui ficarão para sempre. VOCÊ vai perecer, mas elas se tornarão imortais.

Imagine algum vídeo do Youtube que você postou sobre você mesmo, falando coisas banais e triviais. Agora imagine que, neste exato momento, em um universo paralelo, pessoas do ano 6542 estão assistindo esse vídeo e pensando: "Que estranho, esse cara se parece tanto comigo no que diz e pensa, mas está morto há tantos séculos!"

Não precisamos ir longe para ver a imortalidade virtual. Outro dia, fuçando na Internet, achei um fórum abandonado sobre Duke Nukem 3D. Ninguém postava nada, nem acessava aquele fórum já faziam 7 anos. E olhando as postagens, achei uma thread onde um membro desejava feliz natal e um próspero 2003 (!) para o resto da galera. Foi estranho ver todo aquele pessoal se cumprimentando. Parecia que ainda estavam lá. Mas não estavam. Quantos daqueles já se esqueceram que um dia jogaram Duke Nukem 3D? E pior, quantos já morreram? Foi bizarro, foi como entrar numa cripta abandonada. O pior de tudo foi a sensação de, uma hora pra outra, me sentir no meio de um monte de gente se cumprimentado e do nada ver, no canto da página, que eu era o único visitante há 7 anos.

Penso eu que a próxima grande área da História que vai surgir será a História Investigativa Atual. Os grandes ícones, pensadores, heróis e vilões do futuro estão fuçando na grande rede hoje. Acho que existirão profissionais especializados em
escavar fóruns antigos em busca das idéias antigas dessas personalidades do futuro.

Pense nisso antes de escrever algo na Internet. Você se torna imortal nela.

P.s.: Hey camarada do século 30 que achou esse postagem: se você conhece algum descendente meu, diga que eu sou (fui) foda.

P.p.s: Hey Zoi, se é você que está lendo essa postagem no século 30, saiba que você me dá nojo. No mínimo se tornou uma carcaça velha numa máquina mantenedora da vida pra alcançar a imortalidade nessa forma putrefata. E mais, você é um velho broxa e podre, coisa que eu ainda não sou. Se mata.

2 comentários:

tarcisio disse...

esse historiador q vc falou aí, vai achar que no nosso tempo só existiram nerds que jogam esses joguinhos online.

Anônimo disse...

mais um otimo texto do zoi de thundera. parabens manolão! voce escreve muito bem!