20 de ago de 2010

Pareidolia

Postado por Zoi de Tandera

Pareidolia é, em resumo, o nome dado à capacidade da mente humana de pegar algo vago e isolado e transformar em algo com significado completo.

Podem-se citar como exemplos o fato de algumas pessoas ouvirem sons isolados em músicas rodadas ao contrário e reconhecer mensagens, ou ainda, ver rostos, ou outras partes do corpo (ou até corpos inteiros) onde não existe nada. Um exemplo clássico de pareidolia é a imagem de São Jorge mantando o Dragão na Lua. Outro exemplo corriqueiro é o fato de algumas pessoas "verem" rostos nos carros nas partes traseira e frontal. Algumas pessoas compram carros levando em conta, como argumento, o quão bonito é o "rosto" do carro. Ver figuras nas nuvens também é pareidolia. :)










Sinto que avacalhei a vida de muita gente. Aposto que os mais neuróticos portadores de distúrbios obcessivos-compulsivos vão ficar procurando rostos onde não existe.

Mas também sinto que ajudei uma galera. Sabe quando você ouve aquele barulho de noite e logo pensa que é um monstro/fantasma/alienígena vindo te pegar, mas na verdade sabe que é só sua imaginação? Agora você pode pensar que é só pareidolia mesmo. :)

Um comentário:

TukaaK3 disse...

nossa,um porco de 6 pernas me assustou.